top of page
regras2.png

Regras dos Campeonatos

Saiba tudo sobre as regras dos campeonatos de ioiô atuais!

REGRAS OFICIAIS DOS CAMPEONATOS DE IOIÔ PROFISSIONAL

Os campeonatos de ioiô avaliam qual jogador teve o melhor freestyle (apresentação de 2 ou 3 minutos), e os critérios são diversos. A nota final de cada jogador pode valer até 100 pontos. Esses critérios são usados para campeonatos grandes, como o mundial (World Yoyo Contest e Online World Yoyo Contest), campeonatos continentais (Asia Pacific Yoyo Contest e European Yoyo Championship, por exemplo), e diversos campeonato nacionais (Campeonato Brasileiro, Japan National, US Nationals, Korean National Yoyo Contest, entre outros).  Abaixo estão explicados os critérios do sistema oficial vigente pela IYYF (International Yoyo Federation):

Technical Execution (Execução Técnica): Vale 60 pontos e é proporcional ao número de clicks feitos por determinado jogador em relação ao jogador que teve a maior quantidade de clicks em um campeonato. Cada elemento de manobra executado corretamente garante 1 click (se for um elemento fácil) ou mais de 1 click (se for um elemento difícil), ao passo que cada erro faz o jogador perder 1 click. Elementos repetidos não valem click.

 

Execution (Execução): Vale 5 pontos e diz respeito à quantidade de acertos e erros do jogador. Se o jogador teve poucos erros, a nota é alta, e se teve muitos erros, a nota é baixa.

 

Control (Controle): Vale 5 pontos da nota e refere-se ao controle, domínio e refinamento dos movimentos do ioiô, das manobras e dos combos realizados pelo jogador.

 

Trick Diversity (Diversidade das Manobras): Vale 5 pontos e é referente à diversidade das manobras que o jogador apresenta, se são variadas e diferentes entre si.

 

Space Use (Uso do Espaço): Vale 5 pontos e refere-se à amplitude das manobras realizadas considerando diferentes zonas corporais e diferentes áreas ao redor do jogador.

 

Choreography (Coreografia): Vale 5 pontos e é sobre a sincronia entre as manobras do jogador e as batidas da música escolhida no freestyle.

 

Construction (Construção): Vale 5 pontos e avalia o quanto o freestyle foi planejado e o quanto combinou com estilo da música e com as manobras do jogador.

 

Body Control (Controle Corporal): Vale 5 pontos e relaciona-se com a utilização e o refinamento dos movimentos corporais e da postura do jogador com as manobras realizadas.

 

Showmanship (Espetáculo): Vale 5 pontos e é sobre o entretenimento geral que o freestyle proporcionou ao público e a empatia que o jogador conseguiu transmitir.

 

Major Deductions (Deduções Principais): deduções que descontam pontos ao jogador, e dividem-se em 3 tipos: 

- Stop: quando o ioiô para de girar antes que o jogador consiga pegá-lo novamente, desconta 1 ponto da nota final para cada vez que esse erro acontece.

- Discard: quando o jogador realiza a troca de um ioiô devido a um nó ou outro motivo, desconta 3 pontos da nota final para cada ioiô trocado. Se, ao final da apresentação, o jogador não terminar o freestyle com o ioiô em mãos em condições de arremessá-lo novamente, 3 pontos também serão descontados.

- Detach: quando a cordinha arrebenta e o jogador precisa pegar outro ioiô, 5 pontos são descontados da nota final. Se o ioiô voar em direção à plateia, o jogador estará automaticamente eliminado da competição por causar risco ao público.

A soma de todas essas notas dá a nota final de cada jogador.

 

Para as etapas Preliminar e Semifinal dos campeonatos, os critérios adotados são Technical Execution (60 pontos), Execution (10 pontos), Control (10 pontos), Choreography (10 pontos) e Body Control (10 pontos), além das Major Deductions.

 

Exemplos de resultados de campeonatos de ioiô para Preliminares e Semifinais e quais são os critérios adotados (Exemplo extraído do World Yoyo Contest 2019):

 

Exemplo de resultados (Semifinal do World Yoyo Contest)

exemplo prelim.png
exemplo final.png

Exemplo de resultados (Final do World Yoyo Contest)

resultados.png

Vídeo com as  regras completas:

bottom of page