
Glossário de Ioiô
Saiba tudo sobre as regras dos campeonatos de ioiô atuais!
PRINCIPAIS MODALIDADES DE IOIÔ PROFISSIONAL
ANODIZAÇÃO: "Pintura" feita nos ioiôs de alumínio, por meio de eletrólise.
B-GRADE: Ioiô que foi produzido com algum pequeno defeito (vibração leve ao girar, falhas na pintura, etc.) e é vendido a um preço inferior.
BACKSPIN: Ocorre em ioiôs não responsivos, quando o ioiô volta inesperadamente sem o jogador realizar o Bind.
BIMETAL: Ioiô bimetal é um ioiô feito de dois metais (geralmente alumínio e aço), e comumente são ioiôs avançados.
BIND: Manobra realizada para que um ioiô não responsivo retorne à mão do jogador.
CENTER TRACK: tipo de rolamento que é uma mistura de um rolamento côncavo e um rolamento tradicional, ou seja, ele é "reto" no meio e côncavo apenas nas bordas.
CLEANLINESS: Critério usado antigamente em campeonatos de ioiô, que avaliava o controle do jogador em relação às manobras que executava. Um freestyle "clean", portanto, é um freestyle que foi executado com poucos erros e com grande controle por parte do jogador.
CLICK: É um ponto dado a um jogador em um campeonato ao realizar um elemento de manobra com razoável dificuldade.
CONTRAPESO: Ou counterweight em inglês. É um acessório amarrado à ponta da corda (ao invés de prender a corda ao dedo). Utilizado na modalidade 5A.
DEDUCTION: Penalidade em um campeonato de ioiô, geralmente por fazer a troca do ioiô ou por trocar de ioiô.
DELRIN: Marca de um material bastante utilizado em ioiôs de plástico. Também chamado de POM ou Poliacetal.
DING: Gíria usada para descrever uma batida no ioiô (contra o chão, parede ou algum móvel) que normalmente pode danificar o objeto.
EIXO FIXO: Ioiôs de eixo fixo são ioiôs que não possuem um rolamento, ou seja, a corda fica diretamente em contato com o eixo, geralmente de madeira, mas que pode ser de plástico (para ioiôs de brinquedo).
EIXO MÓVEL: O eixo móvel está presente em ioiôs que são um meio termo entre os modelos de eixo fixo e de rolamento. Geralmente é composto de uma polia de plástico que gira de maneira independente do eixo central do ioiô, mas não é um rolamento, pois não possui esferas internas, o que limita o seu giro.
FINGER CUP: Parte na lateral do ioiô que é côncava e serve para o jogador realizar fingerspins, que são manobras em que o ioiô gira no dedo.
FLOW: Fluidez de manobras, geralmente para descrever combos de um jogador que tem grande controle do ioiô e da corda.
FREESTYLE (FS): Apresentação de um jogador em um campeonato, com uso de música, em que as manobras são de livre escolha do participante. Geralmente Freestyles têm 2 ou 3 minutos de duração na fase final dos campeonatos e 1 minuto ou 1 minuto e 30 segundos nas etapas eliminatórias.
GAP: Espaço em que fica a corda, próximo ao centro do ioiô. Geralmente tem entre 2 e 2,5 milímetros nos ioiôs de eixo fixo e da modalidade 2A/4A, e cerca de e 4-5 milímetros nos ioiôs de rolamento da modalidade 1A.
HUBSTACK: Acessório que fica na lateral de alguns modelos de ioiô que permite que o jogador segure o ioiô com os dedos enquanto ele gira.
IOIÔ NÃO RESPONSIVO: Um ioiô que volta para a mão apenas se o jogador realizar a manobra Bind.
IOIÔ RESPONSIVO: Um ioiô que volta para a mão só puxando, sem ser necessário realizar a manobra Bind. Geralmente são ioiôs mais simples indicados para fazer manobras clássicas (cachorrinho, balancinha, voltas e voltas, etc.)
MINT: Palavra usada para descrever um ioiô que está em estado de novo, sem batidas ou danos.
OPEN: Tem 2 significados distintos, a depender do contexto. É uma modalidade de ioiô que unifica algumas ou todas as modalidades diferentes de 1A (2A, 3A, 4A e 5A) quando há baixa quantidade de participantes. Também refere-se a uma categoria externa de um campeonato nacional ou continental, aberta a jogadores de outros países que podem competir separadamente (por exemplo, um jogador americano pode participar dessa categoria no campeonato europeu).
PADS DE RETORNO: Sistema de retorno mais comum utilizado nos ioiôs de rolamento contemporâneos. Tratam-se de dois pequenos aros de silicone responsáveis por fazer o atrito com a corda e fazer os ioiôs não responsivos voltarem à mão.
RARENESS: Critério que costumava ser usado em campeonatos presenciais e que ainda é usado em alguns campeonatos online. Diz respeito à originalidade e à raridade das manobras e combos realizados por um jogador.
SECAGEM DO ROLAMENTO: forma de limpeza do rolamento, geralmente com o uso de solventes como fluido de isqueiro, álcool isopropílico, gasolina ou pó de grafite.
SIGNATURE MODEL: É um modelo de ioiô que foi projetado para determinado jogador e é vendido sob o seu nome.
SISTEMA DE RETORNO: o que faz o ioiô voltar quando há atrito com a corda. Podem ser pads de silicone, starbursts, o-rings, entre outros.
SHAPE: formato do ioiô. Geralmente classificado como “orgânico” para formatos mais arredondados e “agressivo” para formatos com linhas mais acentuadas.
SMOOTH / SMOOTHNESS: Palavra que diz respeito ao quão "liso" o ioiô está girando, ou seja, o quão livre de vibração o ioiô roda.
STARBURST: Tipo de sistema de retorno comum em ioiôs iniciantes e da modalidade 2A. São ranhuras que ficam na parte interna do ioiô, fazendo atrito com a corda.
TENSÃO DA CORDA: Indica o quão esticada pode estar a corda. Geralmente, a tensão da corda é utilizada para realização de algumas manobras.
TORÇÃO DA CORDA: Indica o quão torcidos estão os fios da corda. Após muito uso, uma corda de ioiô fica muito torcida, ou seja, muito "embolada" o que dificulta a realização de algumas manobras.
VIBE: Vibração que um ioiô tem ao girar, geralmente por causa de batidas ou defeitos na fabricação.
WILDCARD: Etapa eliminatória de campeonatos em que há muitos competidores (geralmente o mundial ou campeonatos continentais). Consiste numa apresentação de 30 segundos em que a pontuação decorre unicamente dos clicks do jogador.
ZONING: Sinônimo de "uso do espaço", é um dos critérios avaliados em alguns campeonatos nos últimos anos que diz respeito à amplitude das manobras realizadas e ao uso do espaço ao redor do jogador.