top of page
Buscar

Campeonato Brasileiro de Ioiô e o futuro da ABI

  • patrickroncoskimai
  • 1 de dez.
  • 2 min de leitura

Desde 2002, quando a ABI (Associação Brasileira de Ioiô) foi fundada por Rafael Matsunaga e Anselmo Gomes, a intenção de promover o esporte no país era um grande desafio. Sem nenhum fim lucrativo e com tarefas que concorriam com as obrigações da vida adulta, organizar campeonatos de ioiô no país parecia uma ideia que não iria durar muito tempo. Mas, no fim das contas, chegamos a 24 edições consecutivas do Campeonato Brasileiro de Ioiô!


Ajudar a organizar o Campeonato Brasileiro de Ioiô sempre tem suas dificuldades e imprevistos. Em 2025, as dificuldades foram maiores, os imprevistos foram mais numerosos e o tempo disponível de nossas vidas pessoais para fazer a coisa acontecer nunca foi tão escasso. Ainda assim, graças à ajuda de diversas pessoas, o Campeonato Brasileiro de Ioiô 2025 foi um absoluto sucesso.


ree

Em 2022, o campeonato brasileiro teve a menor quantidade de jogadores até então. O mais jovem dentre todos os competidores já tinha 23 anos de idade, e parecia que simplesmente os jogadores estavam parando de jogar e o esporte no país estava, aos poucos, morrendo.


Três anos depois, o cenário mudou. Uma nova geração de jogadores está se formando. Diversos pais estão apoiando os filhos a ingressar no esporte. A categoria Amador de 2025 mostrou que várias promessas no esporte já estão evoluindo a todo vapor. Estreantes na categoria profissional também mostram como o ioiô no Brasil está, aos poucos, se renovando. Ainda há muito a ser feito, mas os primeiros passos para um renascimento do ioiô no Brasil já estão sendo dados.


ree

Eu preciso agradecer muitíssimo a todos os envolvidos que tornaram o evento possível. Foram muitas pessoas que contribuíram de alguma forma, mas as principais são:


Alex Mendes, da Yoyo Brasil, pelo apoio, patrocínio, envio das premiações e montagem dos ioiôs do campeonato, além da parceria nos últimos anos.


Anselmo Gomes, por mais uma vez conseguir o espaço para o evento, por patrocinar o campeonato e por ter um empenho inabalável para desenvolver o ioiô no país desde antes da fundação da ABI.


Lucas Red, pelas artes do campeonato e confecção dos troféus e medalhas. Foi corrido, mas deu tudo certo e valeu muito a pena!


Yago Reichmann, por dar um enorme auxílio na divulgação prévia do campeonato e na organização das músicas de todos os competidores antes e durante o evento.


Heitor Peres, por julgar todos os freestyles do campeonato mais uma vez e ao Paulo Antônio, por aceitar o convite em cima da hora e também auxiliar na apuração dos resultados.


Guilherme Fragoso, por registrar todos os freestyles de ioiô do campeonato mais uma vez.


Fabrício Olivatti, por toda a condução e apresentação do campeonato. Sua ajuda foi fundamental esse ano.


Gabriel Kakazu, por contribuir muito na divulgação do campeonato e do esporte em geral.


Um agradecimento a todos os jogadores, participantes e demais entusiastas que, em maior ou menor grau, auxiliaram e fizeram o Campeonato Brasileiro de Ioiô ser aquilo o que foi. Um agradecimento especial aos pais dos jovens talentos que, sem dúvidas, estarão entre os melhores jogadores do país muito, muito em breve.


 O futuro do ioiô no Brasil nunca foi tão promissor.


ree

Patrick Roncoski, presidente da Associação Brasileira de Ioiô.

01 de Dezembro de 2025.

 
 
 

1 comentário


Fabricio Marcelo Olivatti
Fabricio Marcelo Olivatti
02 de dez.

Maravilhoso !! Muito orgulho em fazer parte !! Honra poder ajudar

Curtir
bottom of page